Municipios

IBOTIRAMA: TRE confirma atraso na biometria

Publicado em: 08/8/2019

Mais de 5 mil eleitores podem ter o título eleitoral cancelado no município.

A 173ª Zona Eleitoral, sediada em Ibotirama, abrange ainda os municípios de Paratinga e Morpará. Desde maio deste ano, os três municípios encontram-se em revisão para cadastramento biométrico dos eleitores, observando-se as metas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

Ibotirama
De acordo com dados do TRE , em Ibotirama, o comparecimento está abaixo do projetado para o momento, portanto a cidade está atrasada. 14.387 eleitores já estão biometrizados, o que corresponde a aproximadamente 72% do eleitorado. Isso quer dizer que se o prazo terminasse hoje, mais de 5 mil eleitores teriam o título eleitoral cancelado. O prazo final está fixado em 18 de fevereiro de 2020 e é improrrogável.

Morpará e Paratinga
Entre as cidades atendidos pelo Cartório Eleitoral de Ibotirama, o município de Morpará alcançou a meta fixada pelo Tribunal, seis meses antes do previsto. Paratinga, mesmo com cerca de 50% de comparecimento, encontra-se dentro da meta estimada pelo TRE.

CLIQUE AQUI e veja os dados atualizados de todos os municípios.

As implicações
Quem não fizer a biometria, até o prazo final, terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições municipais de 2020. Além disso, estando irregular perante a Justiça Eleitoral, o eleitor ficará impossibilitado de tirar documentos oficiais, matricular-se em instituições públicas, assumir cargos em concurso, podendo ter ainda implicações no CPF, no INSS e no recebimento de benefícios sociais.

O atendimento
Na sede, em Ibotirama, o atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8 às 14 horas. O atendimento é feito por agendamento, não dura mais que 10 minutos, e pode ser marcado pelo telefone: 0800 071 6505 ou pela internet: http://agendamento.tre-ba.jus.br

“Infelizmente muitas pessoas tem a cultura de deixar as coisas para última hora e acabam tendo que se sujeitar a filas e complicações desnecessárias”, lembra o analista judiciário, Davi Souza, chefe do Cartório Eleitoral de Ibotirama. “O atendimento é preferencialmente por agendamento para evitar filas e poupar o tempo do eleitor, que já chega no horário que marcou e é prontamente atendido. Todavia, é comum atendermos eleitores não agendados, quando a demanda não está muito grande, sempre visando facilitar a realização do procedimento”, ressalta.

Documentos necessários
O eleitor só precisa comparecer com um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, CNH), comprovante de residência recente e o título antigo, se tiver.
Telefone do Cartório para esclarecimentos: (77) 3698-1268.

Colaborou: Davi Souza – Chefe do Cartório Eleitoral de Ibotirama

*NOTA: após a publicação desta matéria, o TRE informou que o número atualizado de títulos, que podem ser cancelados, gira em torno de 10 mil.


  • Compartilhe: