Notícias
SAC oferece atendimento em Libras
Publicado em: 27/6/2019
A procura pelo serviço de intermediação de mão de obra levou Catarine Macedo, que tem deficiência auditiva, até a unidade do SAC do Shopping da Bahia, em Salvador, na tarde desta quarta-feira (26). Ao chegar ao local, ela foi atendida por uma profissional capacitada para realizar o serviço por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A Rede SAC já capacitou 102 profissionais para que possam atender o público da comunidade surda. No período de 12 meses, a rede já atendeu 1.311 pessoas com deficiência auditiva e surdos em 17 postos de Salvador e região metropolitana.
Segundo a coordenadora de Disseminação da Diretoria de Gestão da Qualidade da Rede SAC, Bruna Gomes, a implantação do atendimento em Libras representa uma iniciativa de inclusão social. “Além do cumprimento da legislação, nós adotamos todos os cuidados e medidas para oferecer um atendimento de qualidade a este público, que não pode e nem deve ser ignorado. A capacitação dos profissionais ocorre em parceria com instituições que trabalham com o público deficiente auditivo. Não há nenhum custo para os nossos profissionais e selecionamos aqueles que demonstram maior facilidade de aprendizagem para atender este público”, explica.
A coordenadora acrescenta que a expectativa é ampliar o atendimento em Libras para municípios do interior do estado. Para isso, estão em fase de implantação as capacitações em níveis básicos e intermediários em algumas cidades. “Estamos com capacitação em andamento na cidade de Irecê, com a participação de 25 profissionais e previsão que seja concluída na segunda semana de julho. Em Senhor do Bonfim, deve ocorrer em julho. Para Juazeiro e Itabuna, estamos em fase de negociação, mas deve acontecer no segundo semestre. Para os Pontos SAC, nós ainda estamos em busca de parceiros”.

Na unidade SAC do Shopping da Bahia são realizados cerca de 1,5 mil atendimentos diariamente para o público em geral e, de acordo com a gerente Érica Carvalho, a demanda do público com deficiência auditiva vem aumentando. “Temos uma média de 30 a 40 atendimentos para a comunidade surda [por dia]. Quando um usuário com essa necessidade específica chega até nossa unidade, ele é encaminhado para um dos três atendentes capacitados, que irá acompanhá-lo até o final em qualquer um dos serviços oferecidos pela Rede SAC”.
Fonte: Secom BA