MUNICÍPIOS

SÍTIO DO MATO: equipes da saúde realizam visitas domiciliares em comunidades rurais

Publicado em: 27/6/2022

O atendimento em domicílio auxilia hipertensos e diabéticos

As equipes das unidades de saúde da família tem dado atenção domiciliar para os moradores de sua região, o atendimento consiste numa modalidade de atenção à saúde complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio.

Nesta semana, as Enfermeiras Bruna e Tailane, que integram a Unidade Básica de Saúde do Riacho dos Cavalos, visitaram moradores da comunidade da Conceição, realizando atendimentos de pré-natal e hiperdia, que tem como objetivo acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos a fim de que através do cuidado especial consiga fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes. A visita domiciliar constitui uma importante ação integrante do Programa Saúde da Família (PSF), oferecendo condutas de promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo em seu espaço domiciliar.

É importante salientar que o ciclo completo da saúde não se esgota no fim do atendimento médico, as equipes dos postos de saúde juntamente com os agentes de saúde continuaram atentos, o sucesso de um atendimento depende obviamente, da possibilidade concreta de adotar-se a sequência de cuidados que devem ser observados após a alta hospitalar. Para isso, é fundamental que os pacientes egressos e de acordo com suas reais necessidades, seja na zona urbana ou rural, possam ser acompanhados e apoiados por equipes de profissionais capacitados, capazes de atender com a mesma excelência , mesmo em ambiente domiciliar.

Fonte: PMSM


  • Compartilhe: