Notícias

Anatel divulga ranking das operadoras no quesito acessibilidade

Publicado em: 01/4/2020

Pelo segundo ano, a Anatel divulga a classificação de acessibilidade das prestadoras de serviços de telecomunicações segundo as ações por elas promovidas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira (31/3), o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2020, que visa à melhoria do atendimento às pessoas com deficiência. A Claro foi a empresa melhor colocada no Ranking da Acessibilidade.

O Ranking de Acessibilidade está previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade – RGA (Resolução nº 667/2016) e é resultado de diversas fiscalizações realizadas pela Anatel em 2019. Para a classificação, foram avaliados os indicadores:

  • Acessibilidade na Página da Internet (API)
  • Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA)
  • Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA)
  • Ações Voluntárias que incentivem/divulguem/assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI)

As cinco maiores prestadoras – Claro, Oi, SKY, VIVO e TIM – foram fiscalizadas. A Algar, Prestadora de Pequeno Porte, participou do Ranking de forma voluntária. De acordo com os critérios da Anatel e considerados todos os itens avaliados, a Claro é a vencedora do Ranking de Acessibilidade 2020. Veja a classificação geral:

Posição no Ranking Prestadora
1º lugar Claro
2º lugar SKY
3º lugar VIVO
4º lugar TIM
5º lugar Oi
6º lugar Algar

Em relação a cada indicador verificado (API, ASA, ERA e AVI), as prestadoras melhor avaliadas são as seguintes:

Classificação API ASA ERA AVI
TIM SKY Oi VIVO
Claro Claro VIVO Claro
VIVO VIVO Claro Oi
SKY Oi SKY TIM
Oi TIM TIM SKY
Algar Algar Algar Algar

Entre as ações que deram a liderança à Claro, estão a adaptação do site às pessoas com deficiência, inclusive com o uso de aplicações de tradução Português – Libras; as lojas acessíveis com: piso tátil, senhas sonoras, rampas com corrimão, atendimento prioritário; e o atendimento em Libras nas lojas por meio da Central de Intermediação de Comunicação (CIC).

Com esse resultado, a Claro faz jus ao Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2020.

Fonte: Anatel


  • Compartilhe: