BRASIL: gigantes da telefonia móvel disputam o mercado
Publicado em: 09/2/2019Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de linhas móveis (celulares) no Brasil, em 2018, ultrapassou 229 milhões de unidades. Comparado com 2017, a redução foi de apenas 3,08%.
Veja as empresas com as maiores fatias da telefonia móvel e seu percentual de mercado:
– Telefônica (Vivo): 73,1 milhões de linhas (31,91%);
– Claro: 56,4 milhões de clientes (24,61%);
– Tim: 55,9 milhões de clientes (24,39%);
– Oi: 37,7 milhões de clientes (16,44%).
As prestadoras de pequeno porte (PPP), juntas detém 5,8 milhões de linhas e registraram um crescimento de mais de um milhão de linhas, enquanto as quatro grandes, somadas, perderam mais de 8 milhões de clientes.
O pré-pago ainda domina 56,51% do mercado da telefonia móvel contra 43,49% dos planos pós-pagos. De 2017 para 2018 a redução da quantidade de linhas pré-pagas caiu 12,77%.
O levantamento aponta ainda que a maioria dos usuários (56,64%) utiliza a tecnologia 4G. Já a 3G tem 23,87% dos clientes e 10,84% ainda utilizam a tecnologia 2G. A tecnologia 4G registrou aumento de 27% no último ano.