Chuvas em Salvador devem persistir até o final de abril

Publicado em: 02/5/2024

O avanço de uma frente fria sobre o Oceano Atlântico e um sistema de baixa pressão favoreceram significativos acumulados de chuva em todas as áreas de Salvador nestes sábado (20) e domingo (21), que devem persistir ao longo do restante do mês de abril.

As seguintes localidades tiveram os maiores acumulados de chuva: Praia do Flamengo – Parque das Dunas, com registros de 52,2 mm; San Martin com 41,0 mm; Capelinha – Vila Picasso com 40,6 mm; Uruguai 39,6 mm; São Gonçalo 38,8 mm; Bom Juá 38,2 mm; e Cabula – 19BC 38,0 mm.

De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), nos próximos dias o tempo em Salvador continuará com variação de nebulosidade, acompanhada por chuvas moderadas. Não se descarta a possibilidade de chuvas fortes.

“Até o momento já registramos cerca de 600 mm de acumulados de chuva neste mês de abril, superando a média histórica para todo o mês, que é de 284,9mm, sendo que já ultrapassamos os recordes. É importante que todos estejam atentos. O solo continua encharcado; as nossas equipes de engenheiros, arquitetos e geólogos estão em campo, realizando vistorias, e nossa equipe do Cemadec está atenta”, ressaltou o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.

Ainda segundo ele, “todos precisamos fazer a nossa parte: em caso de risco, se afaste imediatamente do local, disque 199 e aguarde a presença de um de nossos técnicos para que seja realizada a vistoria e para que, acima de tudo, vidas sejam preservadas”.

Ocorrências – As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins/

Plantão – A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

A Codesal também emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.


  • Compartilhe: