1.400 mudas de banana são destruídas para evitar pragas

Publicado em: 26/4/2020

aSegundo maior estado produtor de bananas do país, a Bahia investe em proteção dos plantios através do monitoramento de pragas quarentenárias e fiscalização em barreiras para evitar o trânsito de frutos e mudas sem certificação. Dois caminhões carregados com 1.400 mudas de banana foram apreendidos no posto da Polícia Rodoviária Estadual de Ponto do Astério, município de Firmino Alves, no final de semana por fiscais da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia). De acordo com a coordenadora do Projeto Fitossanitário da Banana, Danúzia Ferreira, o risco maior é a entrada da praga Foc R4T com alto poder de destruição e que está presente na Colômbia, onde provocou grandes estragos.

“Caso essa praga seja introduzida no Brasil, podemos perder toda a cultura e o prejuízo seria incalculável, por esse motivo, não é permitido trafegar com mudas sem documentação de procedência”, explica.

A carga transportada sem a PTV (Permissão de Trânsito de Vegetais) seria entregue em uma propriedade rural em Camacã, mas foi identificada pela equipe do escritório de Itapetinga e encaminhada para destruição no aterro sanitário do município.

Fonte: ADAB


  • Compartilhe: