Municipios

ADAB intensifica fiscalização contra o Greening no estado

Publicado em: 19/9/2019

AUma ameaça potencial aos citrus na Bahia está sendo combatida pela ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) através de uma operação em conjunto com a Companhia de Proteção Ambiental da Polícia Militar em diversos hortos de Salvador e Região Metropolitana. O trabalho começou ontem e já foram apreendidas cerca de 800 mudas, sem origem conhecida. O Greening (ou HLB dos Citros) é a doença mais importante da citricultura mundial, pois afeta letalmente a planta que perde a capacidade de produção.

Greening na Bahia“Somos área livre de não ocorrência da praga e para mantermos esse status, precisamos unir os esforços de todos os segmentos da sociedade contra o Greening, por isso, pedimos que a população e comerciantes do setor só adquiram mudas, cavalinhos e borbulhas de viveiros credenciados no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e cadastrados na ADAB para evitar a propagação”, alerta o diretor-geral da autarquia, Maurício Bacelar. “Os recentes registros da praga em vários municípios de Minas Gerais confirma que o Greening está se expandindo, aumentando o risco da entrada na Bahia através de material contaminado”, destaca Suely Brito, coordenadora do Projeto Fitossanitário do Citros da ADAB.

A agência alerta para que não seja comercializado material propagativo de citros e murta (Murraya Paniculata) procedentes de unidades da federação com ocorrência da praga, a exemplo do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Fonte ADAB


  • Compartilhe: