Adab passa a receber notificações sobre pragas e infestações via Internet

Publicado em: 03/4/2020

Já está em funcionamento uma nova ferramenta para agilizar a comunicação entre os produtores e a ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) na notificação de casos suspeitos ou confirmados de doenças e pragas. No site oficial da autarquia, basta clicar do lado direito onde o banner chama atenção para as notificações, preencher o formulário e enviar automaticamente.

“Nessa fase que estamos atuando todos juntos contra a disseminação do COVID-19, vale atentar também para outras enfermidades que podem atingir a agropecuária, por isso, criamos um canal específico onde o produtor aciona nossa equipe para que imediatamente possamos tomar as providências necessárias para conter infestações”, sentencia o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar.

Entre as doenças que atacam os animais, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) elenca diversos tipos. A Bahia já está livre de algumas delas, a exemplo da Febre Aftosa, mas ao observar sinais especialmente de doenças vesiculares, respiratórias e nervosas das aves, hemorrágicas dos suínos, nervosas dos herbívoros, a comunicação virtual deve ser imediata através do preenchimento do formulário do Form Notifica e encaminhamento ao email www.epidemiologia.adab@adab.ba.gov.br

O princípio é idêntico em relação às pragas que afetam as lavouras. A qualquer sinal de anormalidade basta comunicar à ADAB. Entre as mais importantes estão a Monilíase do Cacau, Sigatoka Negra da Bananeira, Mosca da Carambola, Cochonilha do Carmim, HLB dos Citros, Ferrugem da Soja, Bicudo do Algodoeiro e Atrofia Letal do Coqueiro.

“Através da tecnologia, a ADAB se faz mais próxima dos produtores promovendo maior rapidez e eficiência na resposta em ações sanitárias, para mantermos a segurança da movimentação agropecuária do nosso estado”, conclui Maurício.

Fonte: ADAB


  • Compartilhe: