Notícias

Agerba autuou mais de 5 mil veículos por transporte irregular em 2018

Publicado em: 17/1/2019

Entre os meses de janeiro e dezembro de 2018 fiscais da Agerba realizaram em todo o estado operações especiais de fiscalização e controle do transporte regular e irregular de passageiros. Visando ampliar a segurança nos diferentes sistemas, a programação das blitze foi intensificada ao longo do último ano. Foram emitidas 5.597 autuações a veículos irregulares e 1.292 no sistema regular de transporte rodoviário metropolitano e intermunicipal.

            O objetivo das blitze é reduzir o transporte não regulamentado praticado normalmente em carros de passeio e vans sem licenças, documento e seguro, que colocam em risco a vida dos passageiros. Além disso, visa fiscalizar também as empresas prestadoras de serviços, para que atendam aos cidadãos dentro do que determina a lei.

            O Diretor Executivo da Agerba, Eduardo Pessôa, afirma que a fiscalização está atenta aos dois sistemas. “A nossa atuação tem por objetivo melhorar a segurança dos passageiros nas estradas. Fiscalizamos não só o transporte irregular, mas também o sistema concedido, para que o serviço oferecido seja seguro e eficaz”. As operações de fiscalização acontecem em Salvador, RMS e no interior da Bahia.

            Parte fundamental do sistema de transporte, o passageiro é um verdadeiro parceiro da Agerba na fiscalização. É importante que os usuários tenham consciência dos perigos oferecidos pelos transportes não autorizados e que apontem os problemas das empresas de ônibus. “Quando o passageiro denuncia é possível mapear os locais com maior frequência da prática irregular e os maiores erros das empresas concessionárias. A contribuição através de denúncias e reclamações auxilia no planejamento de ações preventivas, que geram maior eficiência no combate das infrações”, finalizou o diretor.

            As informações podem ser passadas aos fiscais nos postos da agência, ou através da Ouvidoria pelo telefone 0800-071-0080 e e-mail agerba.ouvidoria@agerba.ba.gov.br


  • Compartilhe: