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Anatel divulga resultado de pesquisa de satisfação do cliente

Publicado em: 12/3/2019

A Anatel divulgou ontem (11) o resultado da Pesquisa de Satisfação e Qualidade realizada em 2018, em todo o país.

Para os consumidores, a cobrança por parte das prestadoras melhorou, mas atendimento ainda deixa a desejar.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também lançou um prêmio para reconhecer as práticas inovadoras de prestadoras de serviços de telecomunicações voltadas ao atendimento dos consumidores.

Foram entrevistados (por telefone) 100 mil consumidores, pela Ibope Inteligência, no segundo semestre de 2018, que opinaram sobre telefonia fixa e móvel, banda larga fixa e TV por assinatura. Foram avaliados itens como a satisfação com a sua prestadora e também com a qualidade do serviço contratado.

De acordo com o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, o bom resultado se deve ao empoderamento que as empresas vêm dando aos consumidores.

Na média nacional, a nota de satisfação geral (de 0 a 10) subiu para todos os serviços. Os principais pontos pesquisados foram:
1) atendimento telefônico;
2) canais de atendimento;
3) capacidade de resolução de demandas;
4) cobrança (ou recarga, no caso da telefonia móvel pré-paga);
5) funcionamento;
6) oferta e contratação, e;
7) reparo e instalação.

Veja as notas da média nacional:

TELEFONIA MÓVEL (PÓS-PAGA) 7,32
Nota mais alta: 8,83 – Porto Seguro (RJ)
Nota mais baixa: 6,28 – Oi (RJ).

– Cobrança = 7,53

– Atendimento telefônico = 6,40

– Capacidade de resolução = 6,34

TELEFONIA MÓVEL (PRÉ-PAGA) 7,19
Maior nota: 8,21 – Nextel (RJ)
Menor nota: 6,46 – Vivo (MT)

– Funcionamento do serviço 7,33

– Capacidade de resolução de demandas 5,67

TV POR ASSINATURA = 7,18 com destaque para a Nossa TV (MG) com nota 9,07.

TELEFONIA FIXA = 7,11
Maior nota: 8,27 – TIM (PE)
Menor nota: 6,10 – Oi (BA)

BANDA LARGA FIXA =  6,43
Maior nota:  8,35 – Copel (PR)
Menor nota: 5,41 – Oi (RJ).

Prêmio Anatel – Práticas Inovadoras 2019
A Anatel lançou um prêmio que visa reconhecer práticas inovadoras de prestadoras de serviços de telecomunicações voltadas ao tema que, de acordo com últimas edições da pesquisa, vêm recebendo avaliações mais críticas dos consumidores: atendimento dos consumidores. Os premiados serão anunciados em novembro de 2019.

Os resultados das quatro edições da pesquisa podem ser consultados e baixados na página do consumidor no portal da Anatel no seguinte endereço: http://www.anatel.gov.br/consumidor/pesquisa-de-satisfacao-e-qualidade

 

Com informações da ANATEL

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