Notícias

BAHIA: casos de dengue dobram e secretaria emite alerta

Publicado em: 25/1/2019

O alerta foi emitido aos municípios, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Segundo a Divep, o número de casos de dengue, quase que dobrou, crescendo 94,1% em 2019, se comparado ao mesmo período de 2018.  Este ano, até o dia 18, foram notificados 400 casos da doença transmitida pelo Aedes aegypti,  em 55 municípios havendo, portanto, risco de surtos e epidemias. O alerta vale também para Zika e Chikungunya.

As equipes de saúde devem ficara atentas para os sinais e sintomas compatíveis com as arboviroses e atuar em medidas de prevenção e controle, monitorando os casos e mapeando áreas de risco. Profissionais de saúde da rede pública serão capacitados para diferenciar o diagnóstico de zika em gestantes.

A Sesab informa que distribuiu 7.400 kits  para os agentes de controle de endemias dos 417 municípios, no final do ano passado. Os kits, padronizados pelo Ministério da Saúde, contêm itens como: pesca larva, tubos de ensaio, lanterna de led recarregável, bacia plástica, dentre outros. O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas lembra que “os agentes de controle de endemias têm um papel fundamental na eliminação de focos do Aedes aegypti, pois na visita aos imóveis, eles eliminam criadouros, orientam moradores e realizam mobilizações”, disse, conclamando empresas e sociedade em geral para atuarem em conjunto.

Com informações da Sesab


  • Compartilhe: