Bahia ganhará Centro de Referência em Doença Falciforme

Publicado em: 28/1/2019

O governador Rui Costa assinou hoje (28) a ordem de serviço para a reforma do edifício Antônio Ferreira dos Santos, localizado no bairro do Garcia, em Salvador, onde até o final do ano será instalado o Centro de Referência em Doença Falciforme. O investimento será de R$ 7,3 milhões.

“O Centro vai monitorar e atender essas pessoas com a atenção que merecem para a realização de tratamentos. Queremos, inclusive, investir num trabalho científico na área. […] O objetivo é que o estado seja referência não só no tratamento mas também em pesquisas sobre o assunto”, disse o governador.

A Bahia tem o maior número de pacientes com doença falciforme no mundo, ficando atrás apenas da África.

De acordo com a assessoria do governo, serão oferecidas as seguintes especialidades: hematologia, ortopedia, hepatologia, oftalmologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, serviço social, assistência farmacêutica, endocrinologia, cardiologia e enfermagem. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) irá gerir a unidade.

A doença, mais comum na população negra, que provoca anemia crônica e fortes dores, afeta cerca de 30 mil pessoas na Bahia.


com informações da Secom/BA
Foto: Manu Dias/GOVBA

  • Compartilhe: