BARREIRAS: alunos começam a receber alimentos da merenda escolar

Publicado em: 18/4/2020

A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, atendendo as medidas do Decreto Municipal nº 65, inicia a partir desta sexta-feira (17), a distribuição de Kits de alimentos provenientes da Merenda, para os alunos das escolas municipais.

A ação se configura em mais um auxílio às famílias em vulnerabilidade social durante o período de suspensão das aulas, em virtude da pandemia do Coronavírus. Essa medida também obedece a Resolução 02/2020 do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que orientam para a distribuição de alimentos já adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A secretária, Cátia Alencar, explica que nesta primeira etapa ocorrerá uma distribuição parcial, com gêneros do estoque existente no Depósito da Diretoria de Alimentação Escolar.

“Apresentamos ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE), duas propostas para a distribuição, e após autorização, solicitamos de cada gestor escolar uma averiguação das famílias mais vulneráveis, para que fossem chamadas, por escalonamento ou agenda, com horário e dias programados, afim de buscarem o Kit na escola. As famílias devem aguardar serem chamadas, porque não serão todos contemplados de uma vez só, e além disso, precisamos evitar aglomerações. É possível até que a Escola, seguindo recomendação de órgãos de controle, entregue o Kit na residência dos estudantes, inclusive na zona rural”, informou a secretária.

A Secretaria de Educação informou ainda que as famílias que não forem contempladas agora poderão ser chamadas em possíveis etapas subsequentes, quando houver aquisição de mais gêneros alimentícios. Isto deve ocorrer assim que os recursos do PNAE/FNDE forem liberados. Outra preocupação da Secretaria de Educação é alcançar as famílias com orientações preventivas e de higiene no combate ao novo coronavírus, por isso junto a cada kit segue panfleto com dicas e instruções para as famílias.

Fonte: PMB


  • Compartilhe: