BARREIRAS: entidades lançam o projeto “O Futuro na Medida”

Publicado em: 25/8/2019

Uma parceria entre a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e o Ministério Público do Trabalho-MPT, viabilizou na tarde dessa quinta-feira (23), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, o lançamento do Projeto “O Futuro na Medida”, uma iniciativa do MPT, cujo os cursos serão realizados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI. O Projeto irá oferecer aos jovens em situação de vulnerabilidade, também aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa e mulheres em situação de violência doméstica, qualificação profissional, habilidades e técnicas necessárias para exercerem as tarefas exigidas pelo mercado de trabalho.

O ato que marcou a assinatura do Acordo de Cooperação contou com a presença da vice-prefeita e secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. Hélio Cardoso, gerente de negócios do SENAI Dalita Dutkievicz, secretário de indústria, comércio e serviços, Carlos Costa, secretário de saúde Anderson Vian, chefe de gabinete Marileide Carvalho, gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso, o superintendente do Instituto AIBA, Helmuth Kieckhofer e o subsecretário de indústria Roberto de Carvalho,

“A Prefeitura de Barreiras abraça com muito carinho e presteza o Projeto ‘O Futuro na Medida’ essa iniciativa inovadora do Ministério Público do Trabalho que conta com o apoio do SENAI. Nossa gestão está trabalhando para construir o futuro de Barreiras, e com certeza, essa oportunidade dará um futuro diferente para esse público especial. Parabéns a todos pela realização desse projeto, que nossos jovens possam trilhar o futuro na medida certa”, destacou Karlúcia Macêdo.

 Gestores, professores, estudantes e coordenadores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho convidados a conhecer o Projeto ‘O Futuro na Medida’ e ficaram bem atentos nas explicações da diretora de trabalho, emprego e renda da Secretaria de Assistência Social, Denise Mesquita, que pontuou o novo olhar para a vida social e profissional, oportunidades e o empreendedorismo encontrados no Projeto. Segundo o procurador do MPT, Dr. Hélio Cardoso, esse era um momento muito esperado.

“Esse é um dia importante do qual comemoramos muito, o projeto ‘O Futuro na Medida’ é pioneiro em Barreiras. Não existe rede de proteção efetiva se não tiver o diálogo entre os órgãos que a compõem, esse Projeto é fruto desse diálogo, de interação e, cada um tem uma participação importantíssima na oferta desses cursos, completamente custeados pelo MPT e completos, inclusive com entrega de kits ao final do curso oportunizando famílias inteiras a crescer juntos”, pontuou Dr. Hélio Cardoso.

O projeto ‘O Futuro na Medida’ oferece 08 cursos profissionalizantes com mais de 180 vagas, com formação na área de padaria e confeitaria, pedreiro polivalente, pintor de obras, mecânico de manutenção de motocicletas, corte e costura sob medida, eletricista instalador residência de baixa tensão, auxiliar de operações logísticas e torneiro mecânico. Interessados nos cursos, devem realizar as inscrições nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), também no Centro de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) ou no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), devem levar documentos pessoais e comprovante de residência.

“O SENAI se preocupa muito com o perfil profissional, ficamos muito felizes com esse projeto, escolhemos cursos para ambos sexos e todos terão a parte prática. No Brasil há muita necessidade da mão de obra oriundas dos cursos técnicos. Com certeza esses cursos trará um diferencial na vida de cada um”, disse a gerente de negócios do SENAI Dalita Dutkievicz.

Fonte: PMB

  • Compartilhe: