BARREIRAS: equipe da UPA recebe orientações sobre uso de EPI’s e manejo de pacientes

Publicado em: 16/4/2020

O enfrentamento contra a Covid-19 tem sido diário em Barreiras, além das diversas ações realizadas pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde com objetivo de evitar a proliferação e o contágio do vírus, as equipes de saúde que trabalham na linha de frente contra o novo coronavírus têm participado diariamente de treinamentos com abordagem do protocolo de atendimento aos pacientes suspeitos, levando sempre em consideração a gravidade do estado de saúde e o manejo seguro para evitar também o contágio entre os profissionais.

Durante esse período de pandemia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) que conta com a equipe multiprofissional: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, condutores de ambulância, profissionais da higienização e auxiliares de cozinha, estão sendo orientados como utilizar de maneira correta os EPI´s, que inclui gorros, óculos, máscaras cirúrgicas, avental descartável e impermeável, luva descartável e máscara facial.

De acordo com a coordenadora administrativa, Jamile Rodrigues, as orientações acontecem durante os plantões diurnos e noturnos, cumprindo sempre a determinação de distancia estabelecida pelo Ministério da Saúde. “É importante esse cuidado com o profissional de saúde para que os serviços continuem funcionando, visto que, na medida em que esses profissionais adoecem, o atendimento pode ficar comprometido pela redução do quadro e por questões de biossegurança. Todos os serviços de saúde devem discutir as diferentes hipóteses e cenários em relação à doença, estabelecendo rotinas, atendimentos e adoção de planos de emergência, elaborados previamente, antes que a emergência ocorra”, pontuou Jamile.

O secretário de saúde, Anderson Vian, destaca que os treinamentos e as capacitações são destinadas a todos os profissionais que têm contato direto com pacientes suspeitos de contágio. “Estamos realizando capacitações e orientações nos pontos de pronto atendimento contra o coronavírus e nas unidades de saúde de Barreiras, possibilitando aos profissionais conhecer e colocar em prática as normas do manejo clínico dos pacientes que apresentarem os sintomas, desde a admissão até o manejo dentro das unidades. Essas ações são importantes para preservar a saúde dos pacientes como também dos profissionais que estão trabalhando no processo de diagnóstico”, esclareceu Anderson.

Fonte: PMB


  • Compartilhe: