BARREIRAS: equipes apertam fiscalização no comércio

Publicado em: 15/4/2020
Equipes da Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Guarda Municipal percorrem os estabelecimentos comerciais conferindo o cumprimento do Decreto 64
Desde o dia 05 deste mês, com a publicação do Decreto Municipal 64 (Diário Oficial 05/04/2020 – Edição 3168) que permitiu a reabertura do comércio em Barreiras, após uma quarentena em decorrência da pandemia de coronavírus (Covid-19), equipes da Vigilância Sanitária (VISA) com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal estão trabalhando em escalas ininterruptas, percorrendo lojas, academias, supermercados e demais estabelecimentos comerciais da cidade. A meta é fazer cumprir as orientações do Decreto, principalmente em relação aos cuidados com a saúde e segurança de funcionários e do público em geral.
Os trabalhos diários começam as 6h da manhã e se estendem até a meia noite. A Vigilância Sanitária atua com onze equipes nas ruas, que recebem o reforço dos parceiros nas fiscalizações. “Seguimos uma escala de trabalho com duas equipe pela manhã, duas à tarde e sete à noite, nossos fiscais contam com 11 veículos de apoio além de outros cinco da Polícia Militar e Guarda Municipal. É uma rotina cansativa, mas necessária”, explica o diretor da Visa, Canuto Ayres.
As empresas devem se adequar às orientações do Decreto 64 para garantir o funcionamento, observando as especificidades de cada segmento. O não cumprimento está sujeito às sanções legais previstas no documento inclusive, no que couber, a interdição do estabelecimento e cassação da licença de funcionamento. “Intensificamos as fiscalizações noturnas para evitar que bares, restaurantes e lanchonetes ultrapassem o horário das 20h, conforme prevê o Decreto. Estamos bastante criteriosos com estes segmentos para impedir as aglomerações, assim como em supermercados, bancos e locais em que normalmente há a permanência de mais pessoas”, diz Canuto.
Medidas de enfrentamento – Para que as atividades comerciais fossem retomadas a Prefeitura de Barreiras levou em consideração as medidas adotadas no enfrentamento à pandemia, os dados estatísticos de monitoramento da propagação do Coronavírus na cidade, cujo número de casos confirmados se manteve inalterado, assim como a parceria com o Governo do Estado que resultou na transformação do Hospital Municipal Eurico Dutra em unidade de referência para triagem e pronto atendimento da Covid-19. Além do termo de cooperação técnica, firmado com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) para a realização de exames.
Fonte: PMB

  • Compartilhe: