BARREIRAS: equipes debatem medidas complementares de enfrentamento do coronavírus

Publicado em: 25/4/2020

As disposições estão contidas no decreto nº 69, de 24 de abril de 2020

A equipe que integra o Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) esteve reunida na manhã dessa sexta-feira (24) na sede da Prefeitura de Barreiras, com o propósito de avaliar medidas complementares de prevenção e controle para o enfrentamento do coronavírus no município. Além dos integrantes do COE, a reunião contou com a presença dos infectologistas, Luciano Reale, Isabele Lucena e Jorge Luiz Abrahão.

O Comitê avaliou as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus que vêm sendo realizadas no município, segundo as orientações do Ministério da Saúde, em especial as ações de retaguarda como investimentos em leitos de UTI’s, a contínua ação das barreiras sanitárias e também as medidas presentes na Lei Estadual nº 14.258 de 13 de abril de 2020, que dispõe sobre a obrigatoriedade de uso e fornecimento de máscaras em estabelecimentos públicos, industriais, comerciais, bancários, rodoviários, metroviários e de transporte de passageiros nas modalidades pública e privada, como medida de enfrentamento à disseminação do novo coronavírus, causador da COVID-19, regulamentada pelo Decreto nº 19.636, de 14 de abril de 2020.

Esse olhar cuidadoso e responsável do colegiado sobre as medidas de retaguarda e avaliação do quadro epidemiológico do município, que até o momento teve apenas um caso confirmado de Covid-19 ocorrido há mais de trinta dias, e a paciente já se encontra plenamente curada, possibilitou que o COE opinasse pela recomendação de ajustes nos parâmetros de isolamento social. O bom cenário resultou na ampliação de flexibilidade em horários de funcionamentos de determinadas atividades comerciais como é o caso de bares e restaurantes e o retorno das atividades de hidroginásticas e ampliação do número de fiéis em templos religiosos, resguardados os cuidados de distanciamento e uso de máscaras.

As recomendações do COE embasaram a publicação realizada pela Prefeitura de Barreiras, através do decreto nº 69, dessa sexta-feira (24), que podem ser conferidas no site oficial da Prefeitura pelo endereço: https://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2020/diario3179.pdf. O novo decreto estabelece que a partir desse sábado (25) bares, restaurantes e lanchonetes terão seu horário de funcionamento estendidos até a meia noite, com limitação de entrada de pessoas até às 23h e mantendo o distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas e um metro entre as pessoas. Após a meia noite, os estabelecimentos poderão funcionar internamente para viabilizar transações comerciais por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares e os serviços de entrega por delivery ou drive thru.

As aulas de natação e hidroginástica em estabelecimentos privados e/ou públicos também retomam a partir deste sábado. O novo decreto mantem suspensas todas as atividades de clubes sociais de esporte e recreação. Já nas igrejas não será mais aplicada à limitação de público, mas, deverá manter o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, sendo obrigatório o uso de máscaras de proteção, recomendando ainda o isolamento social às pessoas enquadradas nos grupos de risco, principalmente àquelas acima de 60 anos.

Seguindo o decreto, a partir de segunda-feira (27) as atividades no setor público municipal acontecerão, ininterruptamente, das 07h às 13h. Já os serviços públicos considerados essenciais, desenvolvidos pelas Secretarias de Saúde, Assistência Social, Segurança Cidadã e Trânsito irão funcionar normalmente. De acordo com o secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, essas novas medidas levou em consideração as ações positivas da Prefeitura no enfrentamento ao coronavírus no município. Já as aulas na rede pública municipal se manterão suspensas até o dia 29 de maio.

“Desde o início de março a Prefeitura tem tomado medidas de prevenção no combate ao novo coronavírus, às ações seguem há mais de um mês com medidas que têm auxiliado no resultado positivo em relação ao cuidado com a proliferação do vírus. Graças a Deus tivemos apenas um caso confirmado e curado em nosso município, dessa forma, agindo com critérios tem sido possível a flexibilidade de funcionamento de espaços e serviços oferecidos em Barreiras, porém, as medidas estão sempre sendo submetidas ao quadro epidemiológico do município podendo ser reavaliadas ao bem da saúde da população”, destacou Vian.

Fonte: PMB


  • Compartilhe: