BROTAS: conheça o avô que incentiva gerações de estudantes

Publicado em: 21/2/2020

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e área internaConheça a história do Sr. Martinho, o vovô do município de Brotas de Macaúbas, no interior do estado, que acompanha os netos  à escola, por quilômetros, incentivando sua formação.

“Homenagem da Escola Bom Jesus ao Senhor Martinho de Souza

A Escola Municipal de 1° Grau Bom Jesus, da comunidade de Mata do Bom Jesus, tem honra de apresentar a história de Sr. Martinho de Souza, um senhor de 73 anos, morador da comunidade de Poço Grande, uma história que expressa amor e carinho aos netos, exemplo a ser seguido em relação ao apoio na escola.

Como muitos casos de antigamente, poucos tinham acesso à escola, Sr. Martinho relata que ele foi um desses que não teve a oportunidade de frequentar a escola e por conta disso faz todos os esforços para os netos, em especial quando se trata da convivência escolar.

Há alguns anos, os alunos se deslocavam até as escolas a pé devido à falta de transporte na época, a exemplo de Neidiane, neta de Sr. Martinho. O avô relata que carregava ela no colo em uma distância de 3km, de sua residência até a comunidade de Piranha onde ficava a escola. Ele relembra que no caminho quando se cansava, colocava ela no chão e brincava pegando “pareia” pra ela correr um pouco e assim ele descansava.

Logo depois, chegou a vez de Bruno começar a estudar e ele não mediu esforço algum para acompanhar o neto. Este, ele levava montado a cavalo, amarrava uma toalha no pequeno junto à cintura dele para que o garoto se sentisse mais seguro, pois havia uns locais de difícil acesso no caminho.

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas em pé e área internaTempos depois, chegou a vez de Mateus, mas, nessa fase, o transporte escolar começou a atender a todos do município e os alunos foram transferidos para a escola Dois de Julho na comunidade de Mourão. Mesmo assim, enquanto pequeno, seu avô Martinho fazia questão de acompanhá-lo.

Com o passar dos anos, os netos começaram a vir cada um por sua vez para a Escola Municipal Bom Jesus estudar no fundamental II e ele, com o mesmo cuidado e carinho passou a acompanhar os netos em seus primeiros dias de aula dando suporte. Sr. Martinho sempre foi participativo nas reuniões de pais e mestres, e disposto ajudar em tudo que fosse necessário, ganhando assim o respeito e admiração de todos da comunidade escolar, desde alunos, pais e educadores. No ano de 2018, a turma de formandos o nomeou para ser amigo da turma, uma forma de homenagem e reconhecimento a ele que foi e está sempre presente na escola.

No início das aulas deste ano letivo de 2020, a Escola Bom Jesus recebeu o aluno Mateus do 6º ano, que em seus primeiros dias de aula no colégio, veio acompanhado por seu avô que tanto preza pela educação. Além de Mateus, temos aqui na escola, Bruno e Neidiane, na terceira série do ensino médio.

Com tudo, nós da Escola Bom Jesus, sentimos honrados por poder conhecer e compartilhar essa comovente história e façamos votos que possamos nos espelhar nessas nobres atitudes. Seu Martinho é um exemplo a seguir e seus netos se orgulham do esforço que ele fez e faz por eles. E nós o parabenizamos e colocamos-nos à disposição e estaremos sempre de braços abertos para recebê-lo quantas vezes precisar.

Carinhosamente, equipe da Escola Municipal Bom Jesus”.

Fonte: PMBM


  • Compartilhe: