Municipios

Coelba e Embasa falam sobre a suspensão de cobranças

Publicado em: 24/3/2020

Da Redação

O Jornal Informativo da Bahia fez contato com as autoridades e com as concessionárias que operam os serviços de abastecimento de água (Embasa) e fornecimento de energia elétrica (Coelba) na Bahia, para saber se a emissão de faturas continuará sendo feita normalmente no período do isolamento social (quarentena) provocado pelo Coronavírus. Veja o posicionamento das empresas e do governo:

Por nota, a Coelba informa que “assim como as demais concessionárias do setor elétrico, opera em ambiente altamente regulado.  Dessa forma, diante do cenário mundial causado pelo Coronavírus, está mantendo contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o Ministério de Minas e Energia (MME) sobre as possíveis ações para contribuir com a superação da pandemia, sem comprometer a cadeia produtiva e o fornecimento de energia para a população”.

A Embasa alega que a medida deve partir do governador, via decreto, ou por votação de projeto na Assembleia Legislativa, não cabendo à empresa esta definição, somente a execução.

O Ministério das Minas e Energia afirma que o governo tem acompanhado a atual situação para que possa tomar as medidas necessárias e possíveis frente a cada desafio que se apresentar e que as decisões serão anunciadas assim que foram tomadas.

Até o momento da publicação desta matéria não obtivemos resposta da assessoria do governador Rui Costa, nem da Assembleia Legislativa da Bahia – Alba.

Sem uma definição concreta  e oficial por parte das concessionárias ou do governo, o dilema dos consumidores permanece, assim como a emissão das faturas, que continuam a chegar nas residências.


  • Compartilhe: