Eficácia dos medicamentos genéricos será discutida na Câmara

Publicado em: 27/10/2019

Por iniciativa do deputado federal Márcio Marinho, Republicanos/BA, a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara  dos Deputados debaterá, em audiência pública, a eficácia dos medicamentos genéricos, na próxima terça-feira, 29.

Segundo o parlamentar, as frequentes denúncias feitas por profissionais de saúde e consumidores sobre a eficácia limitada dos genéricos precisam ser avaliadas. Marinho cita a pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), que questionou médicos sobre a eficácia desses remédios. “A maioria dos médicos entrevistados na pesquisa comprova discordância em relação à ideia de que os genéricos são tão eficazes e têm a mesma segurança que os remédios de referência”, ressalta.

Foram convidados a participar da audiência o secretário de Controle Externo da Saúde – Tribunal de Contas da União, Carlos Augusto de Melo Ferraz; o gerente geral da GGFIS – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ronaldo Lucio Ponciano Gomes, o  diretor do Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde, Antônio Eugênio Castro Cardoso de Almeida;  o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti e a presidente executiva da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos – Pró Genéricos, Telma Salles.

Fonte: Assessoria Parlamentar


  • Compartilhe: