ESPECIAL: você conhece a hipnose clínica?

Publicado em: 28/1/2019

Como o próprio nome sugere, a hipnoterapia é um tratamento complementar que usa a técnica da hipnose.

Quando realizado por um profissional capacitado, o tratamento denominado hipnose clínica, pode ajudar a encontrar as causas de problemas emocionais e auxiliar a medicina convencional.

A respeito do assunto, o Informativo da Bahia consultou a psicoterapeuta holística e hipnoterapeuta, Mahely Novaes. Confira a entrevista e tire suas dúvidas.

O que é a hipnoterapia? Quais profissionais estão habilitados a praticar?
Hipnoterapia é o uso da hipnose para fins terapêuticos. A hipnose clínica ou hipnoterapia é uma importante forma de terapia que pode auxiliar em diversos tipos de tratamento, promovendo resultados eficazes e melhorando a qualidade de vida do cliente. No Brasil não é necessário formação acadêmica para o uso da hipnose. A mesma se enquadra na categoria holística e qualquer pessoa pode fazer uma formação e atuar na área. Por esse motivo, reforço a importância de conhecer o profissional que irá realizar a terapia.

Uma pessoa pode ter informações sigilosas acessadas durante uma sessão? A mente do paciente pode ser controlada?
É importante deixar claro que ninguém faz em hipnose algo que não faria fora hipnose, então não, por mais que esteja hipnotizada, a pessoa tem capacidade de saber o que vai falar. O que pode acontecer é lembrar-se de algo que ocorreu, mas ela é quem decide contar ou não. O controle da mente é outro mito propagado. Não existe controle de mente nem batalha de mentes, não é a mente do hipnoterapeuta contra a do cliente. Hipnose é apenas o uso da concentração e da imaginação. Utilizando a sua imaginação, consegue-se alterar a sua percepção da realidade.

A terapia é reconhecida pelo Min. da Saúde? Quem regula?
Em 12 de março de 2018 o Ministério da Saúde anunciou a incorporação de 10 Práticas Integrativas e Complementares (PICS) dentre elas a hipnoterapia para atendimento dos pacientes no SUS. De acordo com o Portal do Ministério da Saúde, as evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.

Quais as indicações? Que doenças podem ser tratadas?
A hipnose tem diversas indicações e tem ajudado milhares de pessoas a viverem melhor. A Hipnoterapia pode ajudar o indivíduo a livrar-se de traumas, fobias, comportamentos indesejados, vícios, desbloquear aprendizados, melhorar concentração e memória, aperfeiçoar desempenhos, além de auxiliar no tratamento de transtornos: alimentares (obesidade, anorexia, bulimia, compulsões), de ansiedade (medos, fobias, TOC), de humor (depressão, distimia, bipolar), sexuais femininos e masculinos, entre outros.

Qualquer pessoa pode ser hipnotizada?
Considerando que a hipnose é um estado natural, sim, qualquer pessoa pode ser hipnotizada, desde que ela queira. Em relação à idade para utilização da hipnose na terapia não há consenso. Alguns estudiosos dizem que deve ser a partir de 10 anos. Já li relatos de excelentes resultados com crianças a partir de 5 anos.

Durante uma sessão o paciente pode ficar em transe ou ‘preso’? Isso é mito ou verdade?
Não, o paciente sempre “acorda”, mesmo se o paciente for deixado sozinho, ele acordaria, pois o transe hipnótico leva o individuo a um estado de atenção. Alguns pacientes gostam tanto da experiência hipnótica que se deixados sozinhos por algum tempo entram em sono natural e depois de algum tempo acordam normalmente.

É possível apagar alguma informação da memória? É reversível?
Não é possível apagar permanentemente uma memória. O que pode acontecer é o paciente esquecer por um tempo aquela informação, lembrando novamente quando quiser ou for sugestionado a lembrar.

Há alguma relação entre hipnose, transe, relaxamento e ioga?
Transe é um estado alterado de consciência, um dos objetivos a serem atingidos pela hipnose. As técnicas de relaxamento são bastante utilizadas na hipnoterapia, pois num contexto terapêutico é habitual induzir-se a hipnose por relaxamento, porque é mais agradável e confortável para o cliente. Entre o yoga (meditação) e a hipnose pode-se considerar que o estado proporcionado pelas duas práticas é bem parecido, o que diferencia é a forma como a pessoa chega nesse estado em cada prática.

É possível hipnotizar alguém contra a vontade?
O hipnoterapeuta só pode induzir o estado hipnótico com o consentimento e colaboração do cliente. Ele é quem decide seguir (ou não) as sugestões e entrar no estado de profundo relaxamento mental e físico. A televisão e o cinema criou uma ilusão de que o hipnotista tem poderes misteriosos e sobrenaturais e o controle da mente do outro, esse poder e controle não existem.

Em quais locais o tratamento é oferecido na região? O SUS disponibiliza este tipo de tratamento?
Estamos contando com atendimentos de hipnoterapia nas cidades de Ibotirama e, a partir de fevereiro em Luís Eduardo Magalhães. Em Ibotirama na OdontoMed – Centro Médico e Odontológico e em Luís Eduardo Magalhães no Espaço Consciência – Clínica de Psicologia. Infelizmente a hipnoterapia ainda não é contemplada pelo SUS na nossa região.

Mahely Novaes – Psicoterapeuta holística CRTH – BR 3487 ABRATH
Hipnoterapeuta e Coach. Graduada em Serviço Social e Pós-Graduada em Liderança e Formação de Gestores. Tem formações em diversas áreas como Analista de Mapeamento de Perfil Comportamental, PNL, Terapia EFT, Hipnose Clínica para emagrecimento, entre outras.

 

 


  • Compartilhe: