IBOTIRAMA: curso de qualificação incrementa autonomia das mulheres

Publicado em: 13/5/2020

Que as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, isso é indiscutível; Mas na cidade de Ibotirama, no interior do estado, um ofício já bastante conhecido entre o público feminino passou a ser encarado como profissão.

O Curso de Corte e Costura, ministrado pelo Senai em parceria com a prefeitura e Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), foi realizado em 2018 e, desde então, a realidade das participantes mudou significativamente.

A ideia foi alavancada pela vereadora Professora Fátima e muito bem aceita pela associação comunitária local. A presidente da Associação de Moradores do Bairro Ibotiraminha, dona Vera Lígia lembra que “20 mulheres fizeram o curso. Algumas delas para uso doméstico, mas outras estão ganhando seu ‘dinheirinho’ fazendo costuras e consertos de roupas”.

Recentemente, algumas dessas costureiras foram remuneradas, pela prefeitura, ao participarem da confecção de máscaras artesanais, nas ações de combate ao Coronavírus. “Temos muito a agradecer a vereadora Fátima que trouxe esse curso pra nós; aprendemos o básico que já dá pra ganhar um dinheiro extra e ajudar na renda da família”, completou dona Vera.

“Quero agradecer a Deus pela oportunidade de qualificar estas mulheres guerreiras que me emocionaram com seus depoimentos de satisfação e superação”, comentou a vereadora Fátima.


  • Compartilhe: