Municipios

ILHÉUS: ação do HRCC comemora Dia Mundial do Doador de Sangue

Publicado em: 16/6/2019

Pacientes, acompanhantes e colaboradores participaram de uma atividade envolvendo coleta de sangue, em referência ao dia mundial do doador, nesta sexta-feira (14), no ambulatório do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus. O evento é resultado de uma parceria com o Banco de Sangue da cidade.

A enfermeira do núcleo de Educação Permanente do HRCC, Lorena Borges relevou que a iniciativa da ação foi motivada pela data comemorativa. “Procuramos o Banco de Sangue de Ilhéus para fazermos a captação e ajudar a levar essa informação às pessoas, sobre a conscientização e importância de ser um doador de sangue”.

O autônomo João Carlos da Silva foi ao hospital para uma visita a um familiar que está internado e aproveitou a oportunidade para fazer a doação. “Fiquei surpreso quando vi que poderia fazer a doação hoje. Sou doador há três anos, e é sempre bom ajudar a salvar vidas. Parabenizo a equipe do hospital pela iniciativa”, disse.

Quem também participou da ação foi o enfermeiro do Trabalho, Cleidson Nascimento. “Já sou doador de sangue há sete anos, e, acredito que isso é muito importante, porque a gente está ajudando a quem realmente precisa, independente da cor, sexo ou gênero. Com isso, ajudando ao próximo, esse ato é muito gratificante”, justificou.

De acordo com a enfermeira Maruza Alves, do Banco de Sangue de Ilhéus, a ação chega em boa hora. “Agradeço aos funcionários do banco e a própria administração do hospital pela iniciativa. A gente precisa do doador e a unidade hospitalar precisa coletar, pois tem bastante pacientes aqui que fazem uso de sangue. Agradeço essa nova parceria e que continue sempre”, ressaltou.

Requisitos básicos para doação de sangue

– Não estar em uso de medicamentos
– Ter entre 16 e 69 anos de idade
– Pesar acima de 50 quilos
– Ter dormido pelo menos 6h, com qualidade, na noite anterior à doação
– Não estar em jejum
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
– Evitar fumar 2 horas antes da doação.

 

Fonte: Secom Ilhéus

  • Compartilhe: