ILHÉUS: desenvolvimento da região é tema de debate

Publicado em: 21/7/2019

Os bons ventos do desenvolvimento que chegam à Ilhéus garantem a agenda do progresso para os municípios que integram as regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano. Para isso, a cidade sedia, até domingo (21), mais uma edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que durante abertura no Centro de Convenções contou com a presença do governador Rui Costa e parte de seu secretariado. Nesta sexta-feira (19), o evento recebeu um encontro promovido pela Amurc, associação que congrega os municípios produtores de cacau no estado.

Na oportunidade, os secretários estaduais discutiram as políticas públicas de desenvolvimento com representantes dos municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano. O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas apresentou e destacou os serviços do Hospital Regional Costa do Cacau, o apoio estadual no fortalecimento da Atenção Básica, a descentralização de serviços especializados com a operação de nove policlínicas regionais, incluindo Itabuna, que será inaugurada nos próximos dias.

Antigo Regional – Antes de chegar ao evento de hoje, o titular da Saúde da Bahia concedeu entrevista ao comunicador Vila Nova. Vilas Boas confirmou que a reforma do antigo Hospital Regional Luiz Vianna Filho começará no dia 01 de outubro, onde será implantado o hospital materno infantil de alta complexidade com UTI Neonatal, tão esperado pela população. “A unidade irá disponibilizar, por exemplo, internação de mulheres com gestação de risco e de bebês que necessitam de atenção especial”, disse na entrevista.

Já no evento, o secretário apresentou outra novidade. O projeto do Hospital Regional Costa das Baleias, a ser erguido no Estremo-Sul. A perspectiva é que a nova unidade hospitalar tenha 300 leitos, com foco na alta complexidade, como cirurgia oncológica, cardíaca, neurológica e ortopédica. Quando entrar em funcionamento, substituirá o atual hospital municipal de Teixeira de Freitas, que já não consegue absorver a demanda da região. O secretário salienta ainda que novas parcerias entre o Governo do Estado e prefeituras serão firmadas.

O presidente da Amurc, Lero Cunha frisou a urgência de criação de projetos que solucionem o problema do resíduo sólido nos municípios. “Todos juntos, imbuídos num só objetivo, que é o de melhorar a nossa região e fazê-la exemplo para o resto do País”. Participaram do encontro, os secretários Marcus Cavalcanti (Infraestrutura), Lucas Costa (Agricultura), Davidson Magalhães (Trabalho, Emprego e Renda), Adélia Pinheiro (Ciência, Tecnologia e Inovação), João Carlos Oliveira (Meio Ambiente) e Josias Gomes (Desenvolvimento Rural).

Fonte: Secom Ilhéus

  • Compartilhe: