ILHÉUS: mais de 400 pacientes com gripe deixam quarentena

Publicado em: 07/4/2020

Ilhéus iniciou a semana com uma boa notícia. Dos 632 pacientes diagnosticados com síndrome gripal até a tarde desta segunda-feira (6), 402 saíram da quarentena, o que representa alta de 63,6% dos casos monitorados diariamente pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau).

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, informou que mesmo após o fim dos sintomas, essas pessoas precisam manter o distanciamento social, uma das medidas adotadas para o controle da disseminação do vírus. “Todos, sem exceção, devem manter a higiene contínua das mãos, evitar aglomerações e seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)”, destacou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosane Xavier, pontuou que esse grupo de pessoas que estava com síndrome gripal, seguiu corretamente as precauções e a quarentena, em isolamento por 14 dias contados a partir do primeiro dia de surgimento dos sintomas.

O que fazer
Se há sintomas como febre, tosse, coriza, dor de garganta ou mal estar, ou teve contato com caso suspeito ou confirmado de COVID-19, a orientação é que a pessoa deve de isolar em casa e  ligar para a Central COVID-19: (73) 99995 4010, 98862 6206 ou 98126 8856. A Central monitora os casos presencialmente ou por telefone. Em caso de agravamento dos sintomas, como dificuldade para respirar, o SAMU 192 deve ser acionado.

Como acontece a transmissão
A infecção pelo coronavírus acontece pelo contato com gotículas de saliva, tosse, objetos ou superfícies contaminadas.

Como prevenir
As mãos devem ser frequentemente higienizadas com água e sabão por pelo menos vinte segundos ou álcool em gel com concentração de no mínimo 70%. Evitar contato com pessoas doentes, aglomerações e se manter ambientes ventilados, é fundamental. Ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço ou com a dobra do braço, e não com as mãos, devendo a área ser higienizada imediatamente. Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas também ajuda na prevenção. Se precisar tocar qualquer parte do rosto, as mãos devem sempre ser bem lavadas com água e sabão. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Para mais informações, a população pode entrar em contato com Central Covid-19 de Ilhéus, através dos números: (73) 9995-4010 / (73) 98862-6206 ou (73) 98126-8856.

Fonte: PMI


  • Compartilhe: