JEQUIÉ: agenciador de turismo é autuado com pássaros silvestres

Publicado em: 15/9/2019

Responsável pelos animais trabalha como agenciador de viagens da empresa proprietária do ônibus. Ele foi autuado e responderá na Justiça por crime ambiental.

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 06 pássaros silvestres, no Km 677 da Br 116, trecho do município de Jequié (BA), região sudoeste do estado.

Na manhã deste sábado (14), os agentes federais em fiscalização de enfrentamento a criminalidade, ao abordarem um ônibus de turismo que seguia de Presidente Tancredo Neves (BA) para São Paulo (SP), avistaram os animais presos em gaiolas, sem autorização do órgão ambiental.

Os pássaros resgatados são das espécies conhecidas popularmente por trinca-ferro, coleirinho e papa-capim.

O responsável pelos animais que trabalha como agenciador de viagens da empresa proprietária do ônibus, não apresentou documentação emitida por órgãos ambientais. Questionado, ele informou que adquiriu as aves em cidades do interior da Bahia pelo valor de 600 reais. Disse ainda que pretendia presentear parentes e amigos.

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do INEMA em Jequié (BA), onde as aves são separadas por espécimes e recebem os primeiros cuidados para depois serem devolvidas a natureza.

O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Muitas das vezes, os animais precisam de cuidados veterinários, pois são vítimas da degradação ambiental e do tráfico. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

Fonte: PRF-BA

  • Compartilhe: