JUAZEIRO: parceria com a Conab favorecerá estudo de frutas e hortaliças

Publicado em: 08/8/2019

Nesta quarta-feira (7), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) firma um Acordo de Cooperação Técnica com o Mercado do Produtor de Juazeiro, na Bahia, para integrar os dados de comercialização do município junto ao Sistema de Informações dos Mercados de Abastecimento do Brasil (Simab). O acordo será assinado pelo diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Bruno Scalon Cordeiro.

O mercado de Juazeiro ocupa o 4º lugar no ranking de comercialização de hortigranjeiros em entrepostos atacadistas no Brasil. A partir deste documento, os preços de frutas e hortaliças da região passarão a constar também nas informações coletadas pela Companhia e divulgadas no Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort). Na prática, a parceria também permitirá a realização de estudos voltados ao setor, em conjunto com a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), entidade vinculada à Prefeitura Municipal de Juazeiro e responsável em apoiar os mercados populares da cidade.

Visita técnica – Além da assinatura do acordo pelo diretor, a gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro da Conab, Joyce Rocha Fraga, explicará como o trabalho da estatal auxilia no desenvolvimento das Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. Entre outros aspectos, serão mostrados os processos da coleta periódica de dados e informações de comercialização dos produtos hortigranjeiros e a publicação do estudo mensal que auxilia na divulgação e modernização do setor. A visita segue até quinta-feira (8).

No encontro, os representantes da Conab conhecerão mais detalhes do trabalho realizado pela AMA. Durante os dois dias de evento estão previstas visitas para conhecer os métodos de produção e comercialização locais, responsáveis, por exemplo, pelo abastecimento de frutas para o município e regiões adjacentes.

Fonte: Conab

  • Compartilhe: