MORPARÁ: Conab estimula produção de mel da agricultura familiar

Publicado em: 09/5/2020

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai investir  R$ 237,7 mil na compra de produtos da agricultura familiar baiana por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Formação de Estoque. Os contratos foram assinados em 2019 com recursos do  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e beneficiarão 64 agricultores e agricultoras com a compra de 15,95 toneladas de alimentos.

A ação contempla a Associação dos Criadores e Pequenos Produtores Rurais de Bandarra, no  município de Morporá, e a Cooperativa Agrícola Mista do Projeto Onça, em Taperoá. A primeira para estoque de mel e a segunda cravo da índia e guaraná.

LEIA TAMBÉM>> MORPARÁ: produtores comemoram safra de mel

Nessa modalidade do PAA, a Conab apoia financeiramente a constituição dos estoques de alimentos por organizações da agricultura familiar para agregar valor à produção destes agricultores e sustentar os preços. Posteriormente, em momento oportuno, os produtos são comercializados por eles e o montante é devolvido ao poder público com uma taxa de 3% ao ano. (Fonte: Conab)

“A agricultura familiar é uma das principais alternativas para geração de renda. Aqui em Morpará, adiquirimos 1,6 tonelada de mel para reforçar os itens de 1.602 kits da alimentação escolar que beneficiarão os alunos da rede municipal de ensino durante este período de pandemia, em que o alunos se encontram em casa. Alem do mel, adquirimos ginetes e avoador, para complementar o cardápio, itens que tbm fazem parte dos produtos derivados da mandiocultura, cadeia da agricultura familiar”, enfatizou o prefeito Lelei Barreto. “Quero ressaltar que a Conab sempre teve um papel importante neste processo de fortalecimento da agricultura familiar. Feliz por mais uma conquista dos nossos apicultores de Bandarra e por todas a outras instituições de nossa região, contemplada com a ação”, concluiu Lelei.


  • Compartilhe: