Municipios

MORPARÁ: prefeito enfrenta resistência e atua no combate ao Covid-19

Publicado em: 25/3/2020

Visando o combate ao Covid-19, as autoridades do Município de Morpará, na região oeste, têm atuado firmemente por meio de medidas efetivas, inclusive com a participação da Polícia.

Desde o início do alerta emitido em todo o país, o prefeito Lelei Barreto tem atuado efetivamente no enfrentamento da crise causada pelo Coronavírus.

No dia 19 de março, ele participou de uma reunião com demais prefeitos do oeste, onde definiram a estratégia inicial de combate à pandemia em seus municípios.  Lelei fez pronunciamento em rádio, emite comunicados frequentes nas redes sociais e como o coordenador central das equipes faz questão, de pessoalmente, acompanhar as atividades de campo.

Na segunda-feira (23) a Secretaria Municipal de Saúde instalou duas barreiras sanitárias, uma nas entradas da cidade. O acesso pela balsa também está limitado. A travessia pelo rio São Francisco fica autorizada somente para ambulâncias, veículos oficiais e destinados ao abastecimento de alimentos, medicamentos e outros produtos indispensáveis, que ainda assim, deverão passar por fiscalização. Suspensão de aulas por 30 dias; fechamento de estabelecimentos comerciais e locais de aglomeração também estão entre as medidas decretadas.

Mesmo com todo o trabalho de conscientização, realizado desde o início da quarentena, o prefeito Lelei Barreto teve que lidar com algumas situações adversas provocadas por pessoas que teimavam em descumprir as orientações de isolamento social. De acordo com a prefeitura, a Ouvidoria recebeu denúncias de aglomerações de pessoas na sede e em bares da zona rural. Vigilância Sanitária e Polícia Militar foram acionadas. “Infelizmente continuamos recebendo denúncias de aglomerações de pessoas e do descumprimento da quarentena por parte daqueles que chegaram de São Paulo. Pelo visto, estão valendo-se da crise, para de maneira irresponsável curtir férias. Gostaria de deixar bem claro, que se preciso for, usaremos a força policial para controlar a situação e evitar a disseminação do vírus. Novos decretos, com normas mais duras, serão publicados”, desabafou o prefeito.

Mesmo sem casos positivos do Covid-19 registrados em Morpará, mais de 50 pessoas, que chegaram recentemente de São Paulo, Brasília, Salvador, Feira de Santana e Barreiras estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde. Lelei insiste no apelo para que os cidadãos permaneçam em casa e ressalta que não há motivos para pânico. “É preciso que a gente tenha, paciência, consciência e fé em Deus para trabalharmos e vencermos esta fase, este momento difícil que enfrentamos”, conclamou o prefeito.


  • Compartilhe: