MUQUÉM: 12 mil máscaras artesanais serão distribuídas pela prefeitura

Publicado em: 08/5/2020

As máscaras serão confeccionadas por costureiras locais

Para ajudar na prevenção do Coronavírus, a prefeitura de Muquém do São Francisco, no interior do estado, irá distribuir 12 mil máscaras artesanais para a população.

A maior parte do tecido, que será utilizado na confecção de 8 mil máscaras, foi comprada pela prefeitura. A doação (em tecido e elástico) feita pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), suficiente para produzir mais 4 mil unidades, completará o total de 12 mil máscaras de proteção a serem fabricadas artesanalmente.  Além de remunerar a mão de obras das costureiras locais, a prefeitura também dará instruções quanto ao molde e normas específicas para se obter um produto final dentro dos padrões de qualidade exigidos.

O prefeito Márcio Mariano mostrou-se bastante otimista ao comentar o assunto: “toda a produção será realizada em nosso município, por costureiras locais que serão remuneradas, e as máscaras distribuídas gratuitamente, de porta em porta, entre a população sanfranciscana. Assim, damos mais um importante passo na prevenção do Coronavírus e na geração de renda em tempos de pandemia”.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Mahely Novaes, 24 costureiras já se cadastraram e a entrega do material para a confecção das máscaras artesanais já foi iniciada, inclusive nos povoados. A logística de distribuição das máscaras ainda está sendo definida, mas a secretária adiantou que as pessoas dos grupos de risco serão as primeiras a serem contempladas.

 

A prefeitura espera atender a toda a população do município, estimada em pouco mais de 11 mil habitantes.

“Nesse momento, além de manter as orientações de cuidado com a higienização das mãos e o distanciamento social, é importante destacar a necessidade da utilização de máscaras sempre que precisar sair de casa. Para o sucesso dessa ação e da manutenção do controle da pandemia em nosso município, é necessário a adesão de toda a população quanto a utilização das máscaras”, lembra a secretária de Saúde, Inalda Leite. Até a presente data, nenhum caso positivo da Covid-19 foi constatado no município. A secretaria estará orientando a população quanto à utilização e higienização das máscaras, que são reutilizáveis após lavadas corretamente.

NOTA: Além da sede, foram cadastradas costureiras nos povoados de: Santa Bárbara, Javi, Riacho de Serra Branca, Boa Vista do Pixaim, Reforma Santana, Pedrinhas, Fazenda Grande, Três Morros, Pajeú e Poço do Meio.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Município

  • Compartilhe: