MUQUÉM: a força do artesanato comunitário

Publicado em: 08/7/2019

A Coordenação de Cultura de Muquém do São Francisco desenvolveu a 1ª Oficina de Bonecas e Arranjos em Emborrachado (EVA), uma ação integrante do Projeto Artes no Ponto apoiada pela prefeitura via Secretaria de Educação.

 

As participantes aprenderam a produzir e bonecas e arranjos florais a partir de técnicas específicas utilizando o emborrachado.

 

“Eu amei fazer! Porque é uma coisa que eu também sou apaixonada (o artesanato). Já tinha uma certa facilidade com o EVA e pra mim foi superinteressante aprender coisas novas[…] pretendo continuar”, disse Valézia, moradora da comunidade e uma das participantes, que pôde aprimorar suas habilidades artísticas.

 

O artesanato se constitui em importante fonte de renda alternativa, principalmente para as mulheres, que podem incrementar a renda familiar com a venda das peças produzidas.

A Oficina, que foi realizada no Ponto de Leitura do Assentamento Santana, zona rural do município, contou com a colaboração da professora voluntária, Maria das Dores Ferreira, em parceria com o Colégio João Carlos Alves Flores.

 

De acordo com a Coordenadora de Cultura do Município, Maísa Miranda, outras etapas serão realizadas conforme disponibilidade dos oficineiros que fazem um trabalho voluntário. “Aproveito a oportunidade para convidar mais pessoas a se espelharem na professora e abraçar conosco esse projeto, que visa principalmente realizar oficinas culturais diversas, nos Pontos de Cultura do município, lembrando que qualquer espaço que possa abrigar as propostas, é um espaço cultural, um ponto de cultura (Pontos de Leitura, sala de aula, auditórios, galpões, praças, quadras, árvores frondosas, etc.), o importante na verdade não é a estrutura física e sim as boas práticas, dinamizar os espaços e enaltecer a cultura”, ressaltou Maísa.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa do Município


  • Compartilhe: