MUQUÉM: com Oposição enfraquecida surge um novo grupo político

Publicado em: 23/7/2019

Novos nomes ainda podem surgir para a disputa de 2020.

Com o desânimo e o desgaste político da Oposição, causados por cinco derrotas consecutivas nas urnas, a tendência natural é que alguns correligionários, temendo cair no esquecimento e no descrédito junto ao eleitorado, passem a apoiar o grupo do atual prefeito ou optem por formarem um novo grupo.

Enquanto a base do prefeito Márcio Mariano se mantém consolidada com o apoio de vereadores em exercício do mandato, a Oposição capitaneada por Gilmaria Rios vem tentando reunir nomes que possam reforçar seu projeto. Márcio tem o apoio da maioria na Câmara.

Após sua chapa fracassar em duas tentativas anteriores de chegar à prefeitura, a pré-candidata declarada, Gilmaria Rios, fará sua terceira tentativa. Apenas dois vereadores ainda seguem a apoiando.

Os resultados das recentes disputas vêm sinalizando o declínio da Oposição. Alguns candidatos a vereador já desistiram de concorrer e, os poucos que ainda persistem, vêm perdendo espaço nos últimos pleitos.

A redução gradativa de apoios importantes e a perda de nomes de peso pode deixar a Oposição com um palanque reduzido para 2020. É possível que os oposicionistas se dividam dando origem a um novo grupo e com isso aumentem suas chances no páreo.

De olho nessa possibilidade e diante da frustração de seguidas derrotas, mesmo a um ano do pleito, novas lideranças começam a despontar em Muquém do São Francisco. Um dos cotados com potencial para disputar o cargo de prefeito é o empresário Gilmar Santana, que conta com o apoio dos vereadores Ailson Selis e Lindinalva Alves. Em se confirmando, Gilmar já entraria na disputa em igualdade de representação com Gilmaria Rios que também tem o apoio de dois outros vereadores com mandato em curso.

Com o surgimento de um novo nome no cenário, apoiado por vereadores da Oposição, Gilmaria Rios passaria a ser a terceira força política no município? Gilmar Santana, iniciante na vida pública, pode se tornar o oponente direto da Situação?

Esses questionamentos que permeiam a política sanfranciscana podem exigir da Oposição uma nova estratégia , visto que um dos favoritos para a disputa, José Nicolau, ainda não tornou pública sua pré-candidatura. José Nicolau foi prefeito de Muquém por dois mandatos, é atual secretário de Agricultura do Município e, pode ser o candidato apoiado pelo prefeito Márcio Mariano.


  • Compartilhe: