Plataforma online mostra dados do Coronavírus na Bahia

Publicado em: 09/4/2020

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) lançou, nesta quarta-feira (8), uma plataforma online com dados de monitoramento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O painel é o primeiro produto da plataforma online InfoVis Bahia, onde é possível visualizar informações sobre o número de pessoas infectadas no âmbito Bahia, Nordeste e Brasil, número de óbitos provenientes da Covid-19, gênero das pessoas infectadas, faixa etária e número de casos confirmados por município baiano, por estados do Nordeste e todo território nacional. A evolução de casos por dia, na Bahia, também pode ser consultada.

“Esta é uma importante colaboração que a SEI oferece, no sentido de divulgar dados confiáveis e oficiais, monitorando o status da pandemia do coronavírus. Ela se soma a diversas ações realizadas pelo Governo da Bahia no sentido de controlar o avanço do coronavírus, através de uma ampla força-tarefa que envolve toda a sociedade, empresas e o poder público em geral”, ressalta o secretário estadual do planejamento, Walter Pinheiro.

Para Rodrigo Cerqueira, membro gestor do SEIDataLab, o acompanhamento da evolução dos casos do novo coronavírus no estado é fundamental para o enfrentamento da doença. “O cenário da pandemia muda a cada dia. Com esse painel conseguimos monitorar a situação epidemiológica da Covid-19 no Estado, colaborando com a formulação de políticas mais eficazes de controle da proliferação da doença e do vírus”.

Além das informações sobre a pandemia, o portal conta com informações sobre diversas temáticas da realidade socioeconômica do Estado.

“Por conta da pandemia, antecipamos o lançamento do portal, mas somente com o painel de saúde. Em maio lançaremos os demais aplicativos para diversas áreas como Demografia, Segurança, Mercado de trabalho, entre outras” afirma Jonatas Silva, Coordenador do projeto InfoVis do SeiDataLab.

Uma das vantagens do portal é o uso de ferramentas open source, que reduzem a necessidade de aquisição de licenças de software proprietário por parte da administração pública, como frisa Cleiton Rocha, um dos desenvolvedores da aplicação. “É 100% desenvolvido com o uso de softwares livres e flexíveis, aliando o baixo custo da ferramenta com a capacidade de gerar dashboards acessíveis e de fácil interpretação para o usuário final”.

O infovis Bahia é parte de um projeto maior da SEI, o SEIDataLab, um laboratório focado em análise de dados e geração de insights para a política pública. “Com a criação do laboratório de dados SEIDataLab, a SEI dá um passo importante para inserção do Estado da Bahia na era do Governo 4.0 e gestão pública orientada a dados, auxiliando as decisões de políticas públicas” ressaltou a diretora-geral da SEI, Jorgete Costa.

O Portal, que foi desenvolvido pelo laboratório de dados da instituição, tem apoio da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), e do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs). Para acessar o portal clique aqui!

Fonte: SEI


  • Compartilhe: