PRF-BA promove atualização para policiais

Publicado em: 02/9/2019

Denominada THOTH – Conhecimento é Poder, a operação teve como objetivo principal atualizar os PRFs nas legislações voltadas à fiscalização de trânsito, possibilitando, assim, ações mais eficiência nos procedimentos de verificação das infrações.

A Superintendência de Polícia Rodoviária Federal na Bahia promoveu, entre os dias 26 a 30 deste mês, uma atualização para os policiais lotados na Regional. Durante o período, foram realizadas instruções em táticas de abordagem, de revista pessoal e veicular, além de capacitação para uso pleno do sistema informatizado móvel da Instituição (PRF móvel). As atividades objetivaram tornar as fiscalizações mais efetivas, ágeis e seguras para os PRFs bem como para os abordados.

A fiscalização é um dos pilares para a redução dos acidentes de trânsito e não é por acaso que o Brasil é signatário da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, instituído pelas Nações Unidades – ONU, na qual governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir e diminuir os números de vítimas de acidentes de trânsito, que só no Brasil ceifam mais de 40.000 mortes/ano.

Desde a promulgação da Lei nº 9.503/97, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, já foram realizadas mais de 30 alterações no normativo. Não bastasse essas alterações, o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que é o Órgão Máximo Normativo e Consultivo da União, já editou um grande número de Resoluções visando estabelecer as normas regulamentares referidas no CTB e as diretrizes da Política Nacional de Trânsito.

A falta do correto entendimento das alterações da legislação pode gerar diversos prejuízos, dentre eles, a não aplicação da lei de forma adequada nos procedimentos de fiscalização, fator que afeta a imagem institucional e os usuários pela imposição de sanção administrativa incorreta.

Encerrada na última sexta-feira (30), a Operação resultou na fiscalização de 104 pessoas, lavratura de 25 autos de infração, com 97 veículos fiscalizados e recolhimento de 07 CRLVs e 04 veículos, além de 40 testes de alcoolemia realizados e 01 pessoa detida.

Fonte: Nucom PRF-BA

 


  • Compartilhe: