Projeto reutiliza água de uso doméstico na agricultura

Publicado em: 05/2/2019

O projeto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) reaproveita a água proveniente do uso doméstico para a irrigação de hortaliças.

A água residual que sai da pia da cozinha, lavatórios e do banho, ou “água cinza” como é conhecida, pode ser reutilizada para irrigar plantas, após a retirada do excesso de sais presentes no sabão. Cerca de 70% do esgoto domiciliar procede da água cinza.

“[…] Considerando que algumas famílias de agricultores possui apenas essa água disponível para outro uso na época seca, passamos a buscar uma forma de tornar esse resíduo disponível para a agricultura”, disse o professor Miro Conceição, do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ) e coordenador do projeto.

Comunidades quilombolas de municípios do Território Sudoeste Baiano participaram do projeto. Nessas áreas a escassez de água retarda o desenvolvimento econômico. De acordo com a Uesb, o projeto foi apresentado nas escolas e associações comunitárias e até de casa em casa beneficiando 140 famílias e cerca e 560 pessoas.

Acadêmicos dos cursos de Agronomia e de Engenharia Florestal da Uesb que participaram das atividades de pesquisa e extensão puderam compartilhar técnicas de produção sustentável com resultados aplicáveis à agricultura familiar, para produtores que não têm acesso a informações técnicas.

O projeto foi vencedor do prêmio Tecnologia Social Bahia Rural, na categoria Produção, em 2018, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR).

 

Com informações da Uesb

  • Compartilhe: