SALVADOR: campanha de redução de acidentes com animais

Publicado em: 11/7/2019

Simpatizantes da causa animal em Salvador agora contam com uma nova estratégia para conscientização dos cuidados com os bichos. A iniciativa da vereadora Marcelle Moraes visa estimular uma redução nos acidentes com animais no trânsito. Em Salvador, há aproximadamente 200 mil animais em situação de rua – propensos a se envolverem em acidentes.

Com a frase ‘Eu freio para os animais’, o adesivo vai ajudar a circular essa ideia entre os motoristas da capital. “Quanto mais divulgação, mais vidas poderão ser salvas. Toda grande ação transformadora na sociedade começa pela conscientização, além de reduzir os índices de sofrimento dos animais, pois é comum que muitos motoristas os abandonem em via pública, vamos incentivar o amor pelos bichos através da preservação da vida. O prejuízo que será poupado não se restringe apenas aos animais, já que se pode evitar também que os condutores se machuquem em virtude da colisão”, explicou Marcelle.

A estimativa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) 40 milhões de animais de médio porte são mortos em estradas e rodovias por ano. A motivação desse tipo de ocorrência tem como a falta de atenção do condutor. Em 2018, segundo a Polícia Rodoviária Federal foram registradas 822 ocorrências de atropelamento de animais, que resultaram em acidentes com a morte de 73 pessoas.

Os adesivos podem ser retirados nas feiras de adoção que ocorrem quinzenalmente aos domingos no Parque da Cidade, no bairro do Itaigara.

Legislação – O Projeto de Lei 1362/19 quer tornar obrigatória a prestação de socorro ao animal atropelado ou o pedido de ajuda à autoridade competente no Brasil. A proposta que tramita na Câmara Federal diz que o condutor que não prestar socorro imediato ao animal atropelado, quando não houver risco para si, ou não comunicar o atropelamento e solicitar auxílio à autoridade, poderá ser multado, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

Fonte: Golden Assessoria

  • Compartilhe: