SALVADOR: estoque de vacina contra a gripe chega ao fim

Publicado em: 05/4/2020

Cerca de 288 mil idosos e trabalhadores da saúde foram protegidos contra gripe na capital baiana nas primeiras semanas da campanha de imunização. O número corresponde a 82% desse público estimado no município. Nesta sexta-feira (03), o estoque de vacinas disponíveis nos postos da cidade ficou praticamente zerado.

Com isso, na segunda-feira (06), a estratégia será suspensa em Salvador até o repasse de um novo lote do imunobiológicos por parte do governo federal. A entrega das vacinas cabe ao Ministério da Saúde, que recebe as doses dos centros de produção e as distribui para estados e municípios. Os profissionais de saúde utilizarão as doses remanescentes para a realização da vacinação de idosos acamados da capital. Ainda não há previsão de quando as doses da vacina serão encaminhadas para a capital baiana.

“Salvador é a capital brasileira com a segunda maior cobertura de vacinados na campanha contra a influenza, ficando atrás apenas de Belém, no Pará. A implementação dos drives thru nos permitiu proteger um grande número de idosos e ao mesmo tempo evitar aglomeração de pessoas que é terminantemente contraindicado nesse período. Nesse momento, estamos aguardando o repasse das doses para retomarmos a estratégia no município”, destacou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunoprevíneis.

Fonte: SMS de Salvador

  • Compartilhe: