Municipios

SÃO DESIDÉRIO: agricultura familiar recebe incentivo e investimentos

Publicado em: 15/10/2019

A prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) lançou na sexta-feira, 11, um pacote de programas para fomentar os investimentos na agricultura familiar. Programas municipais como o Prolavoura e Proleite e programas em parceria com outras esferas governamentais, instituições e empreendimentos particulares como o Garantia Safra e o Agro Amigo agora vão incrementar o apoio e ajudar o pequeno produtor rural no trabalho no campo e na comercialização de seus produtos.

Centenas de pequenos produtores rurais de mais de 30 comunidades participaram do evento que contou com momentos de esclarecimentos sobre os programas e orientação sobre como investir mais e melhor nos produtos da agricultura familiar. Autoridades políticas também participaram do evento.

“Nós estamos muito felizes com as parcerias conquistadas, temos profissionais qualificados na pasta que já atuam no dia-a-dia junto ao pequeno produtor e agora, conseguimos recuperar linhas de crédito para que o produtor interessado possa investir, por meio do Agro Amigo, agradecemos a parceria com as instituições e comércios apoiadores, nossa missão é buscar a melhoria de vida e de produção”, comemora a secretária da SEAGRI, Patrícia Rocha.

O coordenador do Agro Amigo, Marlon Cruz falou sobre a importância do programa para o município. “O Retorno do Agro Amigo também conhecido como Pronaf em São Desidério foi uma ação conjunta de grande importância para o pequeno produtor que deseja investir no campo, o município tem se tornado destaque na região pelo investimento na agricultura familiar, por isso estamos confiando e acreditando no desenvolvimento do setor também por meio do crédito”.

“Estamos vivendo um momento muito bom, recebemos orientação técnica, investimento e nosso produto já sai da lavoura com destino certo de comercializar, hoje tá mais fácil trabalhar no campo e com a liberação de crédito a gente tem como crescer mais”, diz satisfeito o lavrador Afonso Paulo Alves.

A pasta tem trabalhado para desenvolver e levar melhoria de vida para os pequenos agricultores com aumento da produção e produtividade, gerando mais comercialização e renda, realizando diversas ações, serviços e programas, como os Programas Prolavoura e Proleite que desde 2017 já beneficiaram mais 2.500 famílias, atualmente mais de 100 agricultores familiares, cooperativas e associações têm suas rendas incrementadas por meio dos programas de compras públicas PNAE e PAA, mais de 190 pequenos agricultores receberão o Garantia Safra no período de 2019/2020 por perdas relativas às dificuldades climáticas, além da atuação direta dos profissionais da secretaria nas comunidades rurais com assistência técnica.

Fonte: PMSD

  • Compartilhe: