Municipios

SUDOESTE: caprinos e ovinos passam a ser comercializados dentro das normas

Publicado em: 21/8/2019

Há mais de vinte anos, a Uesb, por meio do Programa de Apoio à Caprinovinocultura (Procriar), desenvolve ações que contribuem com a cadeia produtiva de caprinos e ovinos na região Sudoeste. Em julho deste ano, o Programa deu mais um passo importante. Com o objetivo de agregar valor ao processo de comercialização, o Procriar firmou uma parceria com abatedouro inspecionado.

Agora, os produtores da região poderão comercializar animais abatidos de acordo com as normas de segurança alimentar e, também, com uma melhor qualidade. Com a parceria, o entrave para o escoamento da produção deve ser minimizado, visto que os produtores passam a contar com mais uma opção de comercialização.

Segundo o professor Jurandir Ferreira, coordenador do Procriar, essa conquista, realizada em parceria com a empresa Confrigo e com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, é inédita. “O lado positivo é que, agora, o produtor tem uma opção a mais de mercado. Além da segurança de quem vai comprar, eles poderão se organizar melhor, por meio de cooperativas, por exemplo, para adquirir melhorias para a produção e investimentos”, comentou o professor.

Ainda de acordo com coordenador, outros benefícios virão para os produtores da região, como o aumento do número de compradores, que incluem restaurantes e rede de supermercados; a participação em licitações públicas para fornecimento de merenda escolar; e a agregação de valor comercial ao produto.

Por meio do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), os produtores de animais da região poderão fornecer a carne abatida em todo o território estadual. A expectativa é que futuramente esses produtos também possam ser fornecidos em todo o país.

Fonte: UESB

  • Compartilhe: