SUL DA BAHIA: PRF lança 2ª etapa da Operação Educar

Publicado em: 22/10/2019

Durante os cinco dias da operação, os policiais buscarão conscientizar os estudantes e a comunidade em geral a respeito da adoção de hábitos saudáveis no trânsito, de atitudes preventivas sobre a importância de ações responsáveis que contribuam para a redução de acidentes e mortes.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta segunda-feira (21) a segunda etapa da operação Educar PRF. O projeto estima sensibilizar milhares de pessoas nas diversas atividades educativas e interativas que serão realizadas em escolas públicas e particulares da região, além de um evento que ocorrerá na próxima quarta-feira (23) na Câmara Municipal de Eunápolis. As ações prosseguem até sexta-feira (25).

Na parte da manhã um briefing foi realizado no auditório do SEST/SENAT, em Eunápolis. Contou com a participação dos policiais envolvidos na operação que realizaram atividades de nivelamento, além de receberem orientações sobre a execução dos trabalhos. Nesta segunda etapa, as atividades serão desenvolvidas em Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Nova Viçosa.

Durante o período da Operação, os esforços serão em proporcionar momentos de reflexão e debates sobre a temática e conscientizar os participantes sobre os efeitos negativos e danosos de práticas e hábitos incorretos no trânsito, bem como apresentar aspectos de cidadania e direitos humanos.

Serão ministradas palestras educativas por equipes da PRF, especializados na temática Educação para o Trânsito, com ênfase nas principais causas de acidentes de trânsito, tais quais: estimular uso do cinto de segurança, direção defensiva e equipamentos de segurança pelos motociclistas, conduta correta de pedestres, coibir o uso de bebida alcoólica na condição de pedestre e/ou condutor, além do desestímulo as ultrapassagens proibidas, excesso de velocidade e utilização do uso do celular durante a condução veicular, papel do pedestre e dos passageiros, dentre outros.

Ao todo serão visitadas 25 entidades públicas e privadas. Participam da operação 13 policiais, dentre coordenação, equipe de apoio e efetivo convocado com policiais que trabalham na sede da superintendência e nas delegacias do estado.

A educação no trânsito não devem transmitir apenas regras de circulação, normas e preceitos legais. Deve contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos, comprometidos com a segurança de todos os atores de trânsito, sejam eles pedestres, ciclistas, passageiros ou condutores.

A PRF informa que palestras e ações educativas são realizadas gratuitamente em órgãos públicos, empresas, faculdades, escolas, comunidades durante todo o ano. Basta enviar um e-mail para getran.ba@prf.gov.br e verificar a disponibilidade da data.

Relação das entidades a serem visitadas durante a operação (acesse o link): https://drive.google.com/file/d/1Xt9rTIJy61ErVyXb1o1FXSs4l0b78Yoc/view?usp=sharing

Fonte: PRF-BA


  • Compartilhe: