Vacinação contra Aftosa começa nesta sexta-feira

Publicado em: 30/4/2020

aA Bahia inicia na sexta, dia 1º de maio, a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa e a expectativa é imunizar mais de 10 milhões de animais. Operacionalizada pela ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), a logística para a primeira fase da campanha de 2020 está praticamente pronta com o apoio de entidades importantes para o desenvolvimento do agronegócio como o a FETAG (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Até dia 31 de maio, os bovinos e bubalinos de todas as idades deverão receber os 2 ml da vacina. Uma campanha atípica, mas seguida pelos estados que compõem o grupo quatro do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa preconizado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

“Nesse período que vivenciamos a pandemia do coronavírus, existe uma maior preocupação no sentido de ampliar os cuidados no ato da vacinação. Manter o calendário oficial demanda um esforço imenso, porque temos uma grande responsabilidade com o futuro da agropecuária baiana e nacional, mas, acima de tudo, temos responsabilidade com a vida humana. Produtores e trabalhadores terão obrigatoriamente de usar os Equipamentos de Proteção Individual, máscaras, luvas além de cumprir o distanciamento de segurança para preservar a saúde de todos os envolvidos. O objetivo é manter o status de zona livre da aftosa, já são 23 anos sem a doença e caminhamos para avançar no status de zona livre sem vacinação” ressaltou o diretor-geral Maurício Bacelar.

A ADAB disponibiliza vários canais de comunicação para a declaração da vacinação. O produtor poderá realizar através do site www.adab.ba.gov.br, nas revendas de produtos agrícolas, sindicatos rurais ou nos escritórios da autarquia em todo estado.

Fonte: ADAB


  • Compartilhe: