Notícias

PRF e MPBA deflagram operação que apreende 2,6 toneladas de carvão e resgata aves silvestres

Publicado em: 02/2/2021

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em trabalho conjunto com o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) apreenderam 2,6 toneladas de carvão vegetal e resgataram 89 aves silvestres, em ocorrências distintas.

A operação de combate a crimes ambientais foi deflagrada entres os dias 30 e 31 de janeiro nos municípios de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim e Andaraí, na Região da Chapada Diamantina.

No caso do carvão vegetal foram mais de 800 sacos apreendidos. Todo o material foi encontrado em estabelecimentos comerciais prontos para a venda, porém estava desprovido dos documentos fiscais e licenças ambientais necessárias para comercialização.

Já as aves silvestres foram encontradas aprisionadas em gaiolas pequenas e e muitas delas em condições precárias de falta de higiene (cobertas com fezes e urina), sem água, com restrição de movimento, privação de luz e sem circulação de ar, ensejando condições evidentes de maus-tratos.

Entre as espécies resgatadas encontram-se pássaros conhecidos popularmente como periquito, sabiá, pássaro preto, canário da terra, baiano, coleira, chorão, bigode, trinca ferro, cardeal, papa capim, entre outros.

Em todos os flagrantes, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO e os responsáveis também se comprometeram a comparecer em audiência da Justiça Criminal para que possam responder por suas condutas, previstas na Lei de Crimes Ambientais.

Os pacotes de carvão permanecerão retidos e ficarão à disposição dos órgãos ambientais.

Em 2020, a PRF na Bahia resgatou 3.060 animais silvestres e mais 564 animais exóticos durante as suas fiscalizações nas rodovias federais que cortam o estado.

Clique no link para visualizar o vídeo da ocorrência: https://youtu.be/apFt_RqiwYE

Fonte: PRF-BA


  • Compartilhe: