BAHIA: casos de Dengue aumentam mais de 300% em 2019

Publicado em: 25/2/2019

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o número de casos de Dengue cresceu 301,4% este ano.

Até a primeira quinzena de fevereiro foram notificados 3.725 casos em 123 municípios. Somente em Feira de Santana foram mais de 1.500 registros com quatro óbitos. Salvador e Candeias também confirmaram mais duas mortes.

A Sesab orienta que os municípios realizem mutirões de conscientização e limpeza, vistoria e remoção de focos do vetor do mosquito Aedes aegypti nas residências.

Mais de 7 mil kits padronizados foram distribuídos, pelo Governo do Estado, entre os agentes de combate a endemias em todos os municípios da Bahia.

“Construir uma estratégia agressiva de combate ao mosquito e controle dos agravos é fruto de um esforço conjunto do poder público, empresas e sociedade em geral, visto que mais de 80% dos focos estão dentro das casas” ressalta o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

A Secretaria acrescenta que a equipe de saúde pode utilizar o teste rápido Dengue IgG / IgM da Bahiafarma, que detecta infecções ativas e infecções anteriores, a partir de uma pequena amostra de sangue, com resultado em até 20 minutos.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado está realizando a pulverização de inseticida (UBV) com carros fumacê nos circuitos do carnaval, em Salvador.

Com informações da Sesab

  • Compartilhe: