BROTAS DE MACAÚBAS: Conferência debate saneamento básico

Publicado em: 05/2/2019

O município de Brotas de Macaúbas, no interior do estado, deu início à implementação da Política Municipal do Saneamento Básico.

Na conferência realizada pela prefeitura, na última semana de janeiro, foram apresentadas as etapas das ações necessárias à estruturação e implantação do saneamento básico na sede e comunidades.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), válido para os próximos 20 anos, deve considerar serviços essenciais, como: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais.

As ações setoriais terão início em março, quando uma equipe técnica fará um diagnóstico das necessidades nas comunidades de Lagoa da Palha, Cocal, Feira Nova, Mata do Bom Jesus e na sede. Os dados coletados servirão para elaboração de um documento pelos Comitês Executivo e de Coordenação.

O prefeito Litercílio Júnior comentou os trabalhos: “Este plano é uma peça importante para planejamento e captação de recursos, é construído hoje, olhando para o amanhã. Agradeço a cada um que está aqui presente, um momento rico para a vida de todos nós, participem das reuniões setoriais pois é fundamental para construir a cidadania”, disse.

O Plano é desenvolvido pela prefeitura  em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA), por meio do Programa IFBA Saneando a Bahia (PISA), que estiveram representados na conferência. A Câmara de Vereadores, comitês e a sociedade civil organizada também se fizeram presentes.

 

Com informações e fotos da ASCOM do Município

  • Compartilhe: