CAMPO FORMOSO: cães e gatos devem ser vacinados

Publicado em: 01/2/2019

A vacinação de cães e gatos, com mais de três meses de vida, será realizada de 04 a 06 de fevereiro, no Centro de Vigilância em Saúde, de 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
A Secretaria de Saúde do município lembra que os animais só serão vacinados nessas datas quando também haverá testes rápidos de Leishmaniose. Graças à resposta da população às campanhas de vacinação, o município está livre da doença.
Atenção: animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser imunizados.
A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos em até uma semana. O vírus da doença pode ficar encubado por até dois meses.
A secretaria alerta para os sinais da raiva: dilatação das pupilas, hipersalivação, dificuldade para engolir, irritação, alteração na forma de andar natural, contrações musculares faciais e paralisia dos membros.

Veja as orientações da secretaria para evitar
– Manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia, evitando contato com outros animais desconhecidos;
– Não mexer em cães e gatos desconhecidos, para evitar um possível ataque;
– Ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato, lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na unidade de saúde mais próxima;
– Em especial para os felinos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos; o que evita o contato com morcegos;
Na zona rural são comuns casos em que morcegos e outros animais infectados transmitem a raiva para animais de estimação.

 

Com informações do Decom


  • Compartilhe: