CAMPO FORMOSO: descarte irregular de vidros e seringas

Publicado em: 02/2/2019

Atento ao descarte inadequado de material perfurocortante, o Centro de Vigilância em Saúde, da prefeitura orienta a população.

Para fazer o descarte seguro deste tipo de material, bem como de remédios vencidos, a orientação é procurar o Centro de Vigilância em Saúde, que fica na Praça Dr. José Gonçalves, em horário comercial.

A contaminação de pessoas e os acidentes, inclusive durante o transporte dos perfurocortantes e a coleta do lixo, poderão ser evitados se seringas e agulhas forem colocadas dentro de uma garrafa pet, impedindo o contato direto e possíveis lesões. De acordo com a prefeitura, esse manejo evita que o material chegue aos aterros sanitários sem um tratamento prévio.

Materiais utilizados em pequenos curativos domésticos podem ser descartados no lixo comum, se forem acondicionados em sacos plásticos.

Além de causar alergias e complicações respiratórias, os problemas provenientes do descarte irregular de resíduos no meio ambiente se agravam quando se trata de lixo hospitalar.

A Vigilância lembra ainda que, no caso de agulhas e injeções há risco de contaminação por doenças graves como Hepatites B e C , HIV e outras transmitidas pelo sangue.

Com informações do Decom

  • Compartilhe: