Notícias

Com as chuvas, rede de esgoto requer cuidados

Publicado em: 28/2/2019

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) emitiu alerta sobre cuidados para evitar problemas com a rede de esgoto durante as chuvas.

Com a retomada das chuvas, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) alerta sobre os cuidados para evitar transtornos causados por manipulação indevida dos equipamentos da rede coletora de esgoto. Extravasamentos em poços de visita, estrutura visível nas ruas pelas tampas com a inscrição esgoto/Embasa, ou retorno do esgoto na rede interna dos domicílios são sinais de que a água dachuva foi direcionada indevidamente para a rede de esgoto.

Em casos de alagamentos em ruas, os moradores não devem abrir as tampas dos poços de visita da rede coletora de esgoto para escoar a água de chuva empoçada. Quando isso ocorre, a água de chuva leva lixo, areia e pedras para a rede de esgoto e causam entupimento na tubulação e danifica os equipamentos de bombeamento das estações elevatórias. O resultado é bem incômodo, pois o esgoto, que deveria fluir na rede, acaba extravasando em via pública, gerando mau cheiro e condições insalubres no local.

Outra recomendação é a revisão das redes domiciliares de esgoto e de escoamento da água da chuva. A água da chuva que escorre pelos telhados, quintais e áreas externas dos imóveis deve ir para um sistema próprio de drenagem, caso exista, ou diretamente para a via pública. Na rede de esgoto devem passar somente a água servida dos banheiros, cozinha e da lavanderia.

Em caso de obstrução ou denúncia de uso irregular da rede de esgoto, informar a Embasa pelo 0800 0555 195 ou agência virtual no site www.embasa.ba.gov.br ou aplicativo de celular.

 

Com informações da Ascom Embasa UNB

  • Compartilhe: