CRV, DUT e transferência de propriedade deverão seguir formato eletrônico em 2021

Publicado em: 19/11/2020

Depois da carteira de habilitação (CNH) e do licenciamento (CRLV) na versão digital, o Certificado de Registro de Veículo (CRV), o antigo DUT, e a transferência de propriedade terão também formato eletrônico. As novidades estão previstas para 2021, ainda sem data definida, e integram a agenda do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). O órgão discutiu os temas nesta quarta-feira (18), em Brasília, durante o 68º Encontro Nacional dos Detrans.

Os departamentos pretendem implantar nos estados o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), que está em fase de teste. O sistema foi desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Ele simplifica a transferência de propriedade do automóvel, que poderá ser feita eletronicamente pelos revendedores, com mais segurança e baixo custo.

Será possível também o registro eletrônico do veículo, seguindo o modelo que já existe atualmente para o licenciamento, que o Detran-BA disponibiliza sem custo no portal (www.sacdigital.ba.gov.br) e aplicativo SAC Digital. A ideia é transformar o CRLV e o CRV em um documento único, sendo que a transferência seria feita separadamente e teria formato específico.

“Ainda não temos como precisar uma data em 2021 para colocar em operação os novos serviços, mas a nosso setor de tecnologia da informação já começou a trabalhar em cima dos processos, junto ao Serpro. Com esses avanços, fecharemos um ciclo na virtualização dos procedimentos de veículos, em sintonia com os anseios dos cidadãos”, declarou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Fonte: Detran-BA


  • Compartilhe: