Embasa promove mobilização de estudantes na Semana da Água

Publicado em: 25/3/2019

Ao longo da semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) mobilizou um total de 1.165 mil estudantes de quatro cidades do Oeste da Bahia: Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães e Santana. De forma voluntária, eles participaram de concursos com o tema “Entre no clima do uso responsável”, sendo incentivados a desenvolverem paródias, desenhos e maquetes, refletindo sobre a importância da água como fundamental para a vida. Por meio de banners, vídeos e cartilhas educativas, a área social da Embasa apresentou o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário levando dicas e informações sobre o consumo racional da água e do uso correto da rede de esgoto.

De Ibotirama, ao lado do rio São Francisco, a estudante do 5º ano do ensino fundamental da Escola Alto do Cruzeiro, Naíra dos Santos, 10, retratou em um desenho como ações do dia-a-dia podem contribuir para reduzir o consumo de água. “Representei a ação de lavar a louça, porque é algo comum e que fazemos todos os dias e podemos utilizar a água somente para o necessário, sem desperdícios”, afirma ela, feliz ao ter ganhado o concurso. Ao elogiar a ação, que mobilizou toda a unidade escolar para o desenvolvimento dos desenhos e maquetes, o diretor da Escola Carequinha 2, de Luís Eduardo Magalhães, Jânio Andrade, acredita que iniciativas devem ser celebradas. “A educação das crianças é o caminho para mudar o mundo. Tenho certeza que elas vão começar a cobrar uma nova atitude dos pais, irmãos e dos próprios colegas em relação ao uso correto da água”.

Ao conduzir as atividades, a assistente social, Geisa Mendes, ficou surpresa com a qualidade do material elaborado pelos estudantes para participaram dos concursos nas escolas. “Para esta produção, eles precisaram estudar, refletir e pensar sobre o uso consciente da água. A Embasa, por meio desta ação, conseguiu estimular estes estudantes a pensar e refletir de forma mais profunda como a humanidade tem cuidado da água. Espero que eles possam sair para a prática e influenciar mais pessoas a entrar no clima do uso responsável”, afirma.

A Embasa continua com a atividade da Semana da Água com palestras educativas em Barreiras, onde será realizada em parceria com a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), os concursos de desenho e paródia, e a doação e plantio de árvores para a comunidade.

Fonte: Ascom Embasa UNB

  • Compartilhe: